1 0 1 O vinho como produtor essencial no Enoturismo Rodolfo Tristão (rodolfo.tristao@eshte.pt) ESHTE Sommelier _________________________________________________________________________ Estamos numa época em que somos bombardeados com muita informação através de redes sociais, media e canal de televisão. No que diz respeito ao mundo dos vinhos, este tem vindo a sofrer algumas alterações, versões melhoradas ao nível da comunicação, novas histórias, novos produtores de outras áreas que enriquecem esta indústria. Os produtores, agentes económicos, comissões vinícolas fizeram uma reflexão muito por aquilo que se passa no mundo. Os nossos vinhos têm diferentes mercados, uns mais conhecedores do que outros, mas ainda somos ‘pequenos’ e nem todos nos conhecem. Exceção claro à nossa bandeira ‘Vinho do Porto’. Mas existe mais vida para além do Vinho do Porto. Consequentemente a procura de novas formas de promover os nossos vinhos levounos ao passado, agarrando temas da história, o chamado storytelling. Falar sobre os vinhos contando estórias que aconteceram em cada região, em cada quinta, em cada vinha. Perceber que estamos num país com uma história fantástica, que fomos os Reis do Mundo durante muito tempo. Mas onde entra o Enoturismo? Entra desta forma, abrindo horizontes, criando experiências, partilha de conhecimentos e acima de tudo dar a conhecer a riqueza da região. Os produtores aproveitaram as quintas da família, as casas que os seus antepassados deixaram, as estórias e as vivências. Tudo somado deu origem a contar estórias por trás do vinho, criando rótulos mais apelativos, dando a conhecer a região onde estão inseridos e acima de tudo a potenciar a qualidade dos vinhos. O V I N H O C OMO P R O D U T O R E S S E N C I A L N O E N O T U R I S MO
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