ESHTE Tourism Talks Vol. I

1 0 2 Ao transmitir aos agentes económicos, sommeliers, distribuidores e garrafeiras estas estórias estão a potenciar a sua região e o seu vinho. Os enófilos ficam mais sedentos de conhecer a região e os seus vinhos, aparecendo para visitar. O vinho serve de cartão de visita para dar a conhecer a quinta. Quantos e quantos enófilos não viajam para o Douro, Alentejo, Dão ou Vinhos Verdes para conhecer melhor os vinhos? E podem ficar nos seus aposentos, quase que dormindo com os vinhos, na sala de barricas. Cria-se uma experiência onde se tenta levar ao consumidor e visitante a essência de cada casa. A maneira de dar a conhecer como se faz o vinho, provando vinhos na vinha que deu as uvas, no seu ambiente cria um laço bastante forte e uma mensagem forte. Associado a isso os quartos decorados de história da quinta, tudo à volta do vinho, mas no ambiente descontraído. A gastronomia, onde por vezes se consegue ter a cozinha de autor onde impera um chefe de cozinha ou cozinha tradicional por vezes feita pela cozinheira da casa que trabalha na quinta há muitas décadas. Tudo isto com um copo na mão! Por esse motivo podemos afirmar que o vinho faz com que possamos conhecer a região. Se conseguimos conhecer uma região pela sua cozinha, podemos entender a maneira como se faz vinhos na região. Se numa primeira fase longe da região, restaurantes, na nossa casa, garrafeira, somos despertados para conhecer a região, corremos o risco de marcar uma viagem para ir à quinta. Numa segunda fase, devido à envolvência do vinho, na sua ‘casa’, na quinta onde foi produzido, o produtor consegue transmitir a sua essência e ganhar mais alguns ‘embaixadores’. Fala-se em embaixadores pois conseguimos transportar o vinho pelas palavras de quem nos visita. A pessoa viaja para a região por causa do vinho, conhece a região, viaja pelas vinhas e prova o vinho seu habitat associado com os pratos tradicionais. Mas temos que ter o cuidado de criar as experiências corretas e ir de acordo à expectativa. O Enoturismo não pode ser apenas visto como uma espécie de hotel no meio de uma vinha. Deverá ser encarado como uma experiência, onde o vinho é o ator principal coadjuvado pela paisagem, pelo hotel ou casa de família, pela gastronomia. O V I N H O C OMO P R O D U T O R E S S E N C I A L N O E N O T U R I S MO

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