ESHTE Tourism Talks Vol. I

1 0 3 Nestes tempos inimagináveis que estamos a viver podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. Criou-se uma oportunidade para elevar o enoturismo, as casas de famílias que produzem vinhos, pois o cliente prefere lugares recatados e longe da confusão. Assim a oportunidade está criada e podemos potenciar com mais qualidade o vinho e a vivência junto do produtor. Contudo tem de existir algo mais do que um bom almoço ou jantar com o produtor, bons vinhos ou um quarto único. Temos de ser capazes de criar novas abordagens para tentar fixar ainda mais as pessoas ao Enoturismo. Experiências como a organização de trails, caminhadas, ou birdwatching podem fomentar a procura para além do vinho. Sugerimos algumas ideias para que possamos criar condições favoráveis para crescer no enoturismo em Portugal. Criação de wine gardens durante a Primavera e Verão, onde podemos fazer piqueniques nas vinhas, aproveitar para rentabilizar as zonas na natureza, com possíveis concertos de Verão, associando tudo isto a um enoturismo com alojamento. Caso não tenham alojamento, abrir as portas para os turistas e população da zona onde estão. Criar o ambiente adequado para que se possam mostrar ao mundo. Ter a possibilidade de vinho em lata para os piqueniques, para as viagens abraçando diferentes gerações, desde o publico mais novo aos mais velhos. Criar um wine bar onde se pode vender wine on tap, vinhos diretamente de um kreg (barril de vinho de qualidade) onde se possa servir diversos vinhos da quinta. Ter esta possibilidade é uma tentativa de dar um ar mais cosmopolita. Cada vez mais em algumas capitais de vinho do mundo existem wine bars com esta oferta, que passa por ter a possibilidade de ter todos os vinhos ou a maioria dos vinhos produzidos, e serem sustentáveis pois não existe um grande desperdício de vidro. Os clientes enófilos podem provar vinhos num ambiente descontraído. Pode inclusive haver um pop-up com um chefe convidado durante algum tempo. Levar as pessoas a sair das cidades, a procurar o campo e aproveita-se e conhecemos os vinhos e a quinta. Caso as quintas sejam recentes, muitos dos produtores têm salas das barricas ou zona de eventos que podem ser potenciados com uma galeria de arte, ações pontuais de workshops O V I N H O C OMO P R O D U T O R E S S E N C I A L N O E N O T U R I S MO

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