ESHTE Tourism Talks Vol. I

1 0 7 Empreender No Contexto Académico – Uma Partilha Pessoal Victor Alves Afonso Professor-Adjunto da ESHTE Especialista em Administração e Gestão Membro do Núcleo de Empreendedorismo e Dinamização Empresarial da ESHTE Coordenador do Master Executive em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE_UE) ______________________________________________________________________ A educação para o Empreendedorismo (EpE) já não é um tema novo para as instituições de ensino superior (IES) em Portugal. De acordo com um texto do Professor Dana Redford disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior (Redford, s.d.), a EpE tem sido promovida e implementada desde o início do novo milénio, embora os primeiros cursos a versar o tema tenham já surgido na década de 90 do século passado. No ano letivo 2004/2005, estavam a funcionar 27 cursos de empreendedorismo nas IES e atualmente encontram-se sobretudo associados a programas de pós-graduação. Por outro lado, é reconhecida pelas IES a mais-valia da EpE na formação dos seus estudantes, embora, como é referido no texto, persistam dificuldades contextuais, sobretudo ao nível da cultura da população portuguesa, pelo facto de, em geral, ser avessa ao risco associado a iniciativas empreendedoras. E, como refere o autor (Redford, s.d) Prevalece, por isso, muito trabalho pela frente na mudança de mentalidades e no juntar de esforços para, através da educação para o empreendedorismo, promover maior competitividade, inovação e empreendedorismo na economia portuguesa e nas próximas instituições de ensino superior – factores que serão determinantes para o sucesso e bemestar ao longo da vida das actuais gerações mais jovens. Mais do que a enumeração de áreas de intervenção, é necessário reflectir sobre como, nas IES, se podem desenvolver competências nos estudantes, principalmente relacionando as capacidades adquiridas nas E M P R E E N D E R N O C O N T E X T O A C A D É M I C O - U M A P A R T I L H A P E S S O A L

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