ESHTE Tourism Talks Vol. I

1 0 8 disciplinas mais tradicionais com as soft skills1 que definem a capacidade de aprendizagem e de abertura à inovação. Releva-se também o facto de a nível europeu a discussão já não se colocar em saber se as competências associadas ao empreendedorismo devem ser ensinadas, mas antes qual o caminho mais eficaz para promover a EpE nos diversos níveis de ensino. A este propósito, encontram-se publicadas várias Recomendações e registam-se diversas iniciativas da União Europeia (UE), desde a publicação do Livro Verde do Espírito Empresarial na Europa (CCE, 2003) até às mais recentes publicações que se encontram disponíveis para consulta no site da Comissão Europeia na seção Entrepreneurship in education. Um exemplo a destacar é a Proposta de Recomendação do Conselho Europeu para a revisão do Quadro de Referência Europeu de Competências-Chave, elaborada pelo staff da Comissão Europeia em 2018 (CUE, 2018), na qual, em resultado de estudos e consultas públicas, são identificadas as oito competências-chave – definidas como uma combinação de conhecimentos, aptidões e atitudes - que os cidadãos europeus devem adquirir no seu processo de aprendizagem ao longo da vida, e que são: – Competências de literacia; – Competências linguísticas; – Competências científicas, tecnológicas, de engenharia e matemáticas; – Competência digital; – Competências pessoal, social e de aprendizagem; – Competência cívica; – Competência empreendedora; e – Sensibilização cultural e competência de expressão. Em relação ao empreendedorismo, a Proposta identifica os reptos a vencer, que passam (CUE, 2018) pela definição de referências mais fortes e a fixação de objetivos europeus de participação na educação para o empreendedorismo (% de escolas e % de estudantes) (e que) poderiam 1 Termo utilizado para definir capacidades e competências, como por exemplo, a liderança, a resiliência e a ética. E M P R E E N D E R N O C O N T E X T O A C A D É M I C O - U M A P A R T I L H A P E S S O A L

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