1 0 9 ajudar os Estados-Membros a reconhecer os seus desafios e a tomar medidas. Outra forma de enfrentar este desafio é promover formas mais eficazes de intercâmbio de práticas na educação e formação em empreendedorismo que apoiem uma cultura de colaboração dentro das instituições, entre elas, e em todos os Estados-Membros. Há esforços para ligar e partilhar práticas na educação, formação e aprendizagem, entre peritos, líderes de projetos e decisores políticos - particularmente através de redes e plataformas online - e o alargamento deste apoio poderia ajudar a melhorar o desenvolvimento das competências. Neste sentido, uma iniciativa da Comissão Europeia, da DG Educação e Cultura e do Fórum LEED da OCDE, apoiada por um painel de seis peritos independentes criou e lançou o HEInnovate2. Trata-se de uma ferramenta de autoavaliação gratuita para todos os tipos de instituições de ensino superior que estejam interessadas em avaliar-se a si próprias com base num conjunto de declarações relacionadas com a natureza empreendedora e inovadora do seu ambiente de ensino superior. O HEInnovate cobre oito áreas para autoavaliação: – Liderança e Governação; – Capacidade organizativa: Financiamento, Pessoas e Incentivos; – Ensino e Aprendizagem Empreendedora; – Preparação e Apoio ao Empreendedorismo; – Transformação Digital e Capacidade; – Intercâmbio e Colaboração de Conhecimento; – A Instituição Internacionalizada; – Medição do impacto. Trata-se de um instrumento de diagnóstico importante e que deve ser aproveitado pelas IES que visam concertar estratégias ao nível da inovação e do empreendedorismo nas suas instituições. Ao olharmos para a atual rede de institutos politécnicos e de universidades portuguesas, constatamos que existem diversos núcleos e gabinetes de empreendedorismo que 2 Disponível em https://heinnovate.eu/en/about E M P R E E N D E R N O C O N T E X T O A C A D É M I C O - U M A P A R T I L H A P E S S O A L
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