1 1 3 e de acreditarem na importância de se desenvolverem competências empreendedoras nos estudantes da ESHTE. Foi também em 2010 que tiveram lugar as aulas da primeira edição da Pós-Graduação de Inovação e Empreendedorismo em Turismo, nas instalações e salas da DNA Cascais. Pelo meio, e porque a memória também já não ajuda a precisar as datas, recordo o tempo dedicado ao apoio aos estudantes no domínio do empreendedorismo , bem como o mérito de uma nossa equipa que, concorrendo com estudantes das universidades portuguesas mais conceituadas na área da gestão, ficou no top 5 nas ‘24 horas de gestão’, um simulacro/formação organizado pela empresa Sfori, que incidiu sobre a criação de empresas e a gestão empresarial, visando testar tanto a destreza intelectual como a resistência física dos participantes; recordo, igualmente, o primeiro lugar obtido, há mais de uma década, por um aluno nosso no Concurso de Empreendedorismo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com um conceito de estores fotovoltaicos para aproveitamento da energia solar nas habitações e nos hotéis. Considero que é a partir de 2010 e com base neste grupo de três docentes que começa formalmente a promoção e a dinamização do empreendedorismo na Escola. A partir desse ano passámos a concorrer ao concurso Poliempreende4 - já se encontrava na sua 7.ª edição ao nível nacional e foi coordenada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo – o qual tem como objetivo fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego. Este ano acontece a 18.ª edição do concurso Poliempreende a nível nacional, terá a coordenação do Instituto Politécnico de Santarém e é a nossa 11.ª participação! Uma participação que nos deve encher de orgulho, pois somos uma escola não integrada e os nossos estudantes competem com colegas de institutos politécnicos, alguns com mais do dobro e do triplo da população escolar, que possuem escolas de engenharia e tecnologia, 4 Iniciativa da rede de instituições de ensino superior (institutos politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades) que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. E M P R E E N D E R N O C O N T E X T O A C A D É M I C O - U M A P A R T I L H A P E S S O A L
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