1 1 5 O mais recente desafio do NEDE é o lançamento da 1.ª edição da pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Turísticos na modalidade online, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Tal como é referido como objetivo central deste curso, disponível no site da ESHTE: Num momento em que o Turismo passa por transformações profundas, das quais sairá reforçado o seu papel na economia mundial, torna-se crucial o investimento no capital humano que liderará essa transformação. Nesse sentido, esta formação visa desenvolver competências nas áreas do Empreendedorismo e da Gestão de Negócios Turísticos, de forma orientada para os novos desafios da prática empresarial e com foco na inovação em Turismo. No dia 16 de maio de 2021 a ESHTE – Instituição Pública de Ensino Superior Politécnico, tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – comemorou o seu 30.º aniversário, infelizmente ainda sem instalações próprias! Julgo tratar-se de um caso único a nível mundial! Que outra oportunidade de ouro haverá para toda a sua comunidade se sentir motivada a empreender e a inovar? Haverá porventura outra forma de construir um futuro melhor para a nossa Escola e para as novas gerações de estudantes? Até nem necessitamos de percorrer muitos quilómetros para ver um exemplo real do que a vontade de empreender conseguiu concretizar em 2 anos, através do apoio da CMC, de parcerias com empresas, da ação de docentes, não docentes, estudantes e ex-estudantes, bem como da obtenção de financiamento junto de mecenas. E, por isso, acredito que toda a comunidade escolar, em especial quem tem responsabilidades na tomada de decisões estratégicas e de gestão para a ESHTE, carece de uma vacina adicional à do combate à Covid-19, vou-lhe chamar ‘a vacina contra o (intra)marasmo’ que produzirá, certamente, efeitos empreendedores duradouros e concorrentes para o sucesso da Escola! Todos podemos (devemos) ser intraempreendedores, e para esse efeito não necessitamos de criar empresas nem de nos tornar milionários, basta que tomemos a iniciativa de procurar novas oportunidades, de criar, de inovar, de trabalhar novos mercados, novos cursos, novas unidades curriculares, novos projetos e parcerias. E M P R E E N D E R N O C O N T E X T O A C A D É M I C O - U M A P A R T I L H A P E S S O A L
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