2 1 O Turismo, numa perspetiva da educação em, para e pelas Línguas Dulce Sarroeira (dulce.sarroeira@eshte.pt) ESHTE ______________________________________________________________________ Introdução A aprendizagem das línguas acompanha de perto as necessidades emergentes do mercado de trabalho, exigindo uma estreita ligação entre os planos curriculares e as atuais solicitações profissionais. No entanto, e apesar da sua importância na construção dos curricula, o desenvolvimento de competências que contribuam para a empregabilidade não deve constituir a base de sustentação da sua conceção, de forma a evitar uma visão meramente profissionalizante da formação, dando origem aos denominados “currículos empresariais” (Sarroeira & Ferrão Tavares, 2018). Nesse sentido, é fundamental a construção de curricula articulados em línguas, numa perspetiva formativa da educação em, para e pelas línguas no Ensino Superior, com base nos referenciais elaborados pelo Conselho da Europa (Conselho da Europa, 2002, 2009, 2014). Em todos os setores profissionais, com especial destaque para o sector turístico, esperase dos profissionais um conjunto de saberes que lhes permitam não só comunicar com o outro numa língua estrangeira, mas também agir com o outro, numa perspetiva plurilingue e pluricultural. Nesta perspetiva, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) tem desenvolvido um projeto formativo que aposta conscientemente na formação linguística dos estudantes e no respeito por essa diversidade, assumindo-a como uma herança comum a defender e a preservar, fator essencial para quem trabalha diariamente com turistas nacionais e estrangeiros. O T U R I S MO , N U M A P E R S P E T I V A D A E D U C A Ç Ã O E M , P A R A E P E L A S L Í N G U A S
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