ESHTE Tourism Talks Vol. I

2 4 de agir e interagir em cooperação com os outros numa língua estrangeira: ‘agir com’. (Sarroeira, 2017: 73) Assume-se então que a competência se constrói na, para e pela ação, deixando a comunicação de ser um objetivo, para se assumir como um meio ao serviço da ação. Nesta nova perspetiva, repensa-se o lugar da tarefa e a sua relação com a aprendizagem. Nesta linha de pensamento, retomamos o segundo documento de referência acima mencionado, a Plateforme de Ressources et de Référence pour un Enseignement Plurilingue et Interculturel que, para além de integrar o próprio QECRL na sua constituição, vai mais além e propõe um dispositivo aberto e dinâmico, composto por instrumentos para análise e construção de programas em estreita relação com as línguas de escolarização (Beacco et al, 2015, 2016), deixando para trás o papel suplementar e instrumental das línguas estrangeiras e assumindo todas as línguas como línguas de escolarização, enquanto intervenientes no processo de uma educação plurilingue e intercultural. É comum assistir-se a uma perspetiva das línguas enquanto meras ferramentas linguísticas de outras UC tradicionalmente assumidas como não linguísticas, sendo por isso ensinadas em contextos de aprendizagem “deslocalizados” dos contextos sociais ou profissionais em que vão posteriormente ser usadas. Com o objetivo de valorizar a importância do desenvolvimento das competências linguísticas em contexto, a PRREPI vem propor uma abordagem integrada, tendo em conta a relação fundamental entre o domínio linguístico e o domínio cognitivo, as duas dimensões essenciais para realização da ação. 2.2. Um novo papel para as Línguas A construção do conhecimento em contexto académico passa necessariamente por um percurso linguístico, independentemente das UC em estudo, fazendo depender essa construção das competências discursivas do estudante na(s) sua(s) língua(s) de escolarização, ou seja, as línguas enquanto matéria e as línguas nas outras matérias. Assim, e de acordo com os objetivos da PRREPI, para além do alargamento e valorização dos reportórios linguísticos e discursivos dos aprendentes num contexto académico O T U R I S MO , N U M A P E R S P E T I V A D A E D U C A Ç Ã O E M , P A R A E P E L A S L Í N G U A S

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