2 8 É através de uma formação linguística plural que se constrói a competência comunicativa, sustentada no conhecimento e na experiência adquiridos na interação entre as diferentes línguas estudadas, elementos fundamentais no desenvolvimento de competências sociais e profissionais, garantindo o sucesso na qualidade do acolhimento e do acompanhamento dos turistas nacionais e estrangeiros. Numa perspetiva de abordagem plurilingue e pluricultural na formação dos seus estudantes, com especial destaque para o desenvolvimento de competências que lhes permitam agir com o outro e dar continuidade ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma, a formação linguística da ESHTE assume ainda a necessidade de maior adaptação das suas metodologias às características da sociedade tecnológica atual, na utilização da web 2.0 e 3.0 e a todas as potencialidades de deslocalização das aprendizagens a ela associadas. 3.1. Deslocalizando a aprendizagem das línguas Perante a situação pandémica vivida em 2020, e que se tem prolongado no corrente ano de 2021, a ESHTE reagiu e agiu rapidamente, assumindo a necessidade de uma adaptação quase imediata às novas tecnologias, através da criação de novos espaços virtuais de aprendizagem e a integração de dispositivos pedagógicos de geração tecnológica, de forma a garantir a continuidade na qualidade do processo ensino-aprendizagem até então reconhecido no regime presencial. No caso particular dos docentes de línguas, assumidas como línguas de ação profissional, a ação dos docentes de línguas destacou-se pela rápida capacidade de resposta à imposição do ensino à distância e pela natureza multimodal das estratégias e metodologias implementadas. O recurso imediato a diferentes canais e suportes, como a plataforma de aprendizagem Moodle, ou a ferramenta de videoconferência Zoom, ou ainda o aplicativo multiplataforma de mensagens Whatsapp ou as redes sociais, exigiram tratamentos cognitivos das aprendizagens diferenciados, gerados pela utilização de diferentes suportes (que se pretendiam de natureza multimodal), discursos e linguagens. A exposição a esses suportes e canais diversificados, que agem entre si em função das aprendizagens realizadas, levou os estudantes, em grande parte dos casos, a combinar e mobilizar diferentes estratégias cognitivas e comunicativas, dando lugar à multimodalidade. O T U R I S MO , N U M A P E R S P E T I V A D A E D U C A Ç Ã O E M , P A R A E P E L A S L Í N G U A S
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