ESHTE Tourism Talks Vol. I

3 0 no multitasking, atestadas pela utilização em simultâneo do telemóvel, do tablet ou do computador, a audição de música, etc., prática quotidiana de crianças e jovens. Considerações finais As solicitações são cada vez maiores e a dispersão na concentração faz-se sentir, levantando alguns problemas ao modo de tratamento da informação e ao desempenho cognitivo e comunicativo. É precisamente na gestão desses constrangimentos, criados pela organização da informação no contexto das novas literacias digitais e multimodais, que os docentes assumem um papel fundamental no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, mediando o desenvolvimento das aprendizagens, como já faziam, mas respeitando e criando tempos de reflexão necessários ao tratamento cognitivo dessas mesmas aprendizagens, e utilizando igualmente as potencialidades da Web nessa intervenção. É nessa perspetiva, e tendo em conta que o desenvolvimento da autonomia exige uma orientação estruturada por parte dos docentes, que o grupo de Línguas Estrangeiras tem vindo progressivamente a incluir nas suas metodologias o desenvolvimento de trabalhos de projeto orientados para a ação profissional em contexto social, com recurso a ferramentas multimodais (plataformas de aprendizagem, vídeo, redes sociais, etc.), onde o docente assume o papel de mediador nessas aprendizagens e na gestão de espaço e tempo (através do acompanhamento tutorial) contribuindo assim, de forma efetiva, para o gradual desenvolvimento da autonomia e da ação participada dos estudantes. Assumindo a transversalidade dos conhecimentos e da aquisição das competências nos curricula do Ensino Superior, pretende-se, com o trabalho desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem das Línguas, contribuir para a construção do currículo de cada estudante da ESHTE, com destaque para a competência comunicativa e a autonomia, competências claramente transversais, numa perspetiva da Educação em, para e pelas Línguas. O T U R I S MO , N U M A P E R S P E T I V A D A E D U C A Ç Ã O E M , P A R A E P E L A S L Í N G U A S

RkJQdWJsaXNoZXIy MTE4NzM5Nw==