3 8 integram o segundo termo da nova e fundamental equação do turismo - hight tech/hight touch -, dará azo à estruturação de uma oferta mais atraente, mais eficiente e mais inclusiva; economicamente viável, social e ambientalmente sustentável. Tudo isso contribuirá, igualmente e na óptica da procura, para melhorar e individualizar a prestação de serviços, para aumentar o carácter impressivo das experiências dos utentes e para intensificar o resultado do marketing personalizado e de proximidade. Em associação - e porque os meios de acesso à informação, a decorrente gestão e a sua consequente comunicação serão cada vez mais poderosos (e.g. web apps, plataformas baseadas na cloud, redes sociais, aplicativos mobile, tecnologia beacons, chatbots, entre outros) - novas necessidades no âmbito das competências técnicas e científicas exigidas aos profissionais do turismo surgirão ou reforçar-se-ão a prazo: gestão e análise de Big Data, e-marketing, web design, gestão de redes, engenharia de aplicativos, e muitas outras que, em súmula e no seu conjunto, requererão, no futuro, uma sólida formação científica, tecnológica e matemática (CTEM - ciências, tecnologias, engenharia e matemática), mas, em paralelo, uma verdadeira base humanística susceptível de proporcionar a devida ligação entre as tecnologias e as pessoas. Neste novo quadro turístico em que todos - profissionais e turistas - terão, através dos potentes dispositivos móveis que nos aguardam, acesso a tudo e a todo o momento, as técnicas de comunicação, distribuição e de fidelização dos clientes terão, não só as suas importâncias acrescidas, mas também os seus métodos e veículos modificados. Neste último aspecto, há que referir como particularmente relevante a utilização do jogo como elemento orientado para o marketing, para além, evidentemente, do seu papel enquanto magnete atractivo e como intensificador de experiências turísticas. Ainda no âmbito das tecnologias com forte incidência no devir do turismo, são de referir os drones, em particular, e a robótica, em geral. Relativamente aos primeiros é possível assinalar a sua crescente importância no âmbito da exploração dos territórios turísticos e, a prazo, como veículos capazes de proporcionar a efectivação, à distância, de rotas e percursos, simples ou em combinação com procedimentos de realidade aumentada ou de realidade virtual. Tanto o turismo de natureza incidente sobre áreas de grande vastidão ou territórios marcados por uma reduzida acessibilidade, como o turismo urbano efectuado em conjuntos construídos adversos à visitação, em associação com outros procedimentos tecnológicos já existentes ou ainda encerrados no futuro, poderão ser M U D A M - S E O S T E M P O S , M U D A M - S E A S V O N T A D E S
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