ESHTE Tourism Talks Vol. I

4 3 mais abrangente e basilar); a inovação e a qualidade nos âmbitos da oferta formativa e educativa; a inovação nos processos de ensino e nas ferramentas tecnológicas a utilizar. Temos, assim, que a ESHTE do futuro deverá ser caracterizada por um conjunto de atributos que, no quadro do binómio qualidade e inovação, traduzirão a sua capacidade de afirmação enquanto escola do futuro e com futuro. Entre outros e numa óptica de concretização, destacaremos: o primado de um ambiente interno regido pelos princípios da democracia funcional; a promoção perseverante do capital relacional interno e externo (bounding and bridging capital); a valorização permanente do capital humano existente; a utilização dos procedimentos da prospectiva estratégica; a flexibilidade regulatória susceptível de proporcionar as necessárias adaptações às mudanças de contextos, designadamente à sociedade, ao turismo, ao ensino superior e às características da procura (estudantes); a capacidade de harmonização das relações dialécticas estabelecidas entre o “saber fazer” e o “saber porque fazer de determinada maneira”; a aposta na projecção internacional da sua oferta educativa e formativa; a adopção de políticas inclusivas em todos os domínios da estrutura institucional; a promoção de mecanismos de cooperação entre instituições congéneres e com as organizações do sector turístico; a resolução de problemas estruturais e específicos à ESHTE, designadamente as suas instalações (…). Nos meses que se avizinham grandes alterações se perspectivam no horizonte da nossa instituição, seja no domínio interno, seja no externo. No que se liga com o primeiro, um novo corpo de gestão tomará posse brevemente, trazendo com ele, estou certo disso, uma visão renovada de futuro, uma nova onda de energia criadora e, talvez mais importante, uma nova postura comunicacional e relacional. Já no que ao segundo se reporta, o plano externo, perspectivam-se mudanças profundas no que ao seu espaço de inserção diz respeito, designadamente através da prevista e ambiciosa recomposição e refuncionalização do campus do Estoril. Interligadas como estão, estas duas dimensões - interna e externa – representarão dois enormes desafios a que, sem excepção, toda a comunidade escolar será chamada a dar respostas através da sua participação activa e informada. Fazendo parte do corpo docente da ESHTE há mais de duas décadas e tendo desempenhado vários cargos de gestão, ao longo do tempo fui cimentando a opinião de que, apesar das muitas dificuldades e adversidades que a nossa escola atravessou e, M U D A M - S E O S T E M P O S , M U D A M - S E A S V O N T A D E S

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