ESHTE Tourism Talks Vol. I

Prefácio _______________________________________________ Em boa hora, a equipa editorial da newsletter da ESHTE, composta pelos Colegas Cândida Cadavez, Jorge Ferraz e Vítor Andrade, teve a iniciativa de propor a publicação de um livro eletrónico que reúne os dez primeiros artigos de opinião divulgados pela nossa #newseshte. Esta ideia, já de si meritória, ganhou um interesse acrescido com a envolvente que passou a enquadrar a vida de todos nós, desde a 2.ª quinzena de março de 2020 até à atualidade, ou seja, a partir do momento em que a pandemia do Novo Coronavírus COVID-19 se tornou uma presença constante no nosso quotidiano. Para as organizações de ensino superior, a relação com as suas comunidades académicas e com o exterior, passou a assentar em moldes distintos, já que o novo desafio da comunicação à distância não flui da mesma forma que a comunicação interpessoal presencial. Face a situações de confinamento, as pessoas passaram a ter mais tempo para as redes sociais e para navegar na internet, pelo que as organizações tentaram criar estratégias de abordagem que respondessem com eficácia e em permanência às necessidades de circulação da informação. Redes sociais como o Facebook ou o Instagram viram a sua utilidade reforçada nesta crise global e as instituições passaram a privilegiar estes meios de contacto e de partilha da informação. Com efeito, o ano de 2020 ficou marcado pelo impacte da pandemia, com consequências diretas não só no plano da comunicação, mas no próprio modo de funcionamento da Escola. Assim, a ESHTE teve de assumir todas as medidas referentes à gestão interna da situação, assegurando-se a necessária resposta no plano sanitário (com a adoção das medidas recomendadas pelas autoridades nacionais e internacionais para a proteção da saúde da comunidade académica) e do ensino.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTE4NzM5Nw==