Verificou-se igualmente que o peso das ações ditadas (ou influenciadas) pela pandemia foi notório ao nível de algumas atividades, sem, contudo, hipotecar os superiores interesses da instituição e de toda a comunidade escolar. Com efeito, na componente do ensino, e apesar da necessidade de introdução de novas práticas ajustadas à realidade vivida pelo país, os resultados alcançados sugerem que os principais objetivos foram alcançados. Por outro lado, a vida democrática interna da instituição, com todos os seus órgãos em pleno funcionamento, a consolidação da credibilidade alcançada perante a tutela e outras instituições que interagem com o ensino superior, a procura pelos cursos da Escola, a ampliação da oferta formativa, a evolução no processo de reordenamento do Campus (e, consequentemente, das novas instalações) e a estabilidade da situação financeira alcançada nos últimos anos, constituíram vetores que evidenciaram não sofrer qualquer inflexão. Sendo a nossa Escola uma instituição que preconiza o ensino do turismo com qualidade, deve ter uma preocupação dominante no sentido de ultrapassar as paredes dos espaços escolares e integrar a realidade do turismo no processo de aprendizagem. Assim, à semelhança do que se verifica em outras áreas das ciências sociais aplicadas, a preparação para a entrada no mercado de trabalho é uma das finalidades da formação académica em turismo, o que obriga não só à manutenção das propostas pedagógicas adequadas, mas também à interação com os stakeholders e ao desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica. Com efeito, estudar o turismo reveste contornos complexos e multidisciplinares, pelo que o papel da academia será o de contribuir com a transmissão de suportes letivos adequados, mas também de produzir reflexões sobre desafios e perspetivas que podem gerar a produção de novo conhecimento em domínios fundamentais do sistem turistico. Pela abrangência dos artigos que integram a presente publicação, penso que, com a sua edição eletrónica, estamos a proporcionar o tal enriquecimento de conhecimentos, tão necessário não só para os estudantes, mas também para os vários intervenientes no fenómeno turístico. Renovo os agradecimentos aos autores dos dez artigos e formalizo os meus votos para que se concretizem futuras edições com caraterísticas análogas, para enriquecimento do conhecimento da nossa comunidade académica e de todos os que se movem em torno do mundo do turismo. Raúl das Roucas Filipe Presidente da ESHTE
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