ESHTE Tourism Talks Vol. I

7 0 De igual modo, a prática de crítica que as ciências do homem têm quanto à apropriação que o senso comum e a ideologia fazem aos seus conceitos e saberes3, são um capital importante para desenvolver competências de pensamento crítico e autorreflexividade, incindindo também sobre o papel social do futuro profissional e seu impacto num mundo complexo. As ciências do homem reforçam o seu contributo e pertinência quando recusam reduzir os seus saberes e produções a meras mercadorias ou formas de exibição de estatuto social. Por fim, podem ainda ter um papel importante no combate à fragmentação do conhecimento e ao restringir da formação e da aprendizagem a práticas periciais hiperespecializadas, que acabam por promover a ignorância e diminuem a autonomia e a eficácia das intervenções dos atores (que são sempre também) sociais. Nada do que aqui propomos significa desvalorizar a importância dos saberes técnicopericiais e dos modelos operativos que as ciências do homem ou de conteúdos formativos e aprendizagens mais técnico-operatórias relativos a outras áreas. A aprendizagem e os currículos devem estar fortemente focados nos problemas e nas tarefas que caberão aos futuros profissionais. Mas, tal como estes não deverão ser meros executantes de procedimentos pré-definidos de tipo técnico-operatório, também a matriz da formação não pode assentar na naturalização de modos de operar e de saberes técnico-periciais, isentando-os de análise crítica científica, simplificando a complexidade do contexto dos mundos profissionais em causa e recorrendo a lugares-comuns e a verdades inquestionáveis e unidimensionais. Ou seja, ser um profissional perito altamente qualificado implica deter recursos que lhe permitam fazer face à complexidade de fatores em jogo, conhecendo e interpretando o contexto, refletindo sobre o seu papel social e ultrapassando uma visão de oposição dicotómica entre o crítico-teórico (mais ligado a uma visão académica fechada em si) e o crítico-pragmático (mais ligado a operacionalismo da ação imediata) (Caria, 2002, 2008, 2017). E isto é perfeitamente consonante com os objetivos do ensino superior politécnico, articulando a operacionalização com a reflexão sobre o contexto complexo e a 3 O senso comum e a ideologia apropriam-se de, e resignificam para uso quotidiano, definições de conceitos como rendimento, classe social, ideologia, personalidade, civilização, surrealismo, mas não o fazem em relação a conceitos das ciências naturais como átomo, quanta, positrão, gravidade, campo magnético, etc. C I Ê N C I A S S O C I A I S E H U M A N I D A D E S N O E N S I N O S U P E R I O R P O L I T É C N I C O N A S Á R E A S D O T U R I S MO E H O S P I T A L I D A D E

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