ESHTE Tourism Talks Vol. I

7 8 C I D A D E , T U R I S MO E P A T R I MÓ N I O U R B A N O Estudos sobre a procura de City Breaks (por exemplo THR, 2006) apontam como motivações essenciais para a deslocação aspetos em que relevam o valor do património e da oferta cultural, a qualidade e diversidade do alojamento, a qualidade e abundância da oferta comercial e de serviços urbanos, as infraestruturas e os serviços públicos, a acessibilidade externa e interna, a segurança e outros aspectos mais intangíveis, como o ambiente urbano e o ‘espírito da cidade’. Sendo a existência de uma oferta cultural rica e diversificada um fator prioritário, incluem-se neste domínio aspetos como a ocorrência de património edificado de valor reconhecido, a existência de museus, centros culturais, galerias de arte e de exposições, assim como de outros equipamentos de base da oferta cultural, até aos relativos à animação e programação cultural, incluindo a qualidade do calendário de eventos. Para o nosso argumento interessam especialmente as cidades antigas, no sentido de uma origem histórica remota, marcada no seu tecido urbano em espaços e conjuntos edificados de valor patrimonial. Voltaremos à questão do património adiante. Para já, não é demais enfatizar, neste contexto, o papel dos museus e centros culturais para a competitividade no sector do turismo urbano, como equipamentos de referência. Destacando apenas dois exemplos na vizinha Espanha, refira-se a forte presença do ‘triângulo dos museus’ em Madrid (Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia) e o papel do icónico Guggenheim Bilbao para a regeneração urbana e para a atratividade desta cidade. Naturalmente importante é também a existência de uma hotelaria qualificada, atualizada e bem localizada, cuja distribuição por categorias corresponda a uma correcta segmentação da oferta de alojamento. De notar que a oferta não se deve reduzir apenas aos estabelecimentos hoteleiros, sendo interessante a ocorrência de outras tipologias de alojamento, como os apartamentos de uso turístico, para uma melhor adequação à procura. Um aspecto que aqui interessa destacar é a localização do alojamento turístico nas áreas urbanas históricas centrais e, sobretudo, a sua instalação através da reabilitação de edifícios distintivos e de valor patrimonial. Estas opções na construção da oferta, ao permitirem a experiência de estar no coração da cidade e imerso nos valores culturais que motivaram a visita, promovem a diferenciação e reforçam a atratividade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTE4NzM5Nw==