7 9 C I D A D E , T U R I S MO E P A T R I MÓ N I O U R B A N O A presença nas áreas centrais de comércio a retalho com qualidade e variedade, em frentes de rua emblemáticas com boas condições de acesso e qualidade ambiental, contribui para a animação urbana e constitui um outro elemento importante para a atratividade das cidades. Aqui, o sector do design de moda representa um papel importante, com a presença de marcas prestigiadas e o fator glamour que lhes está associado a contribuir para a afirmação de um fashion district com efeitos importantes. Também as características, qualidade e localização dos serviços urbanos – serviços pessoais, comércio de proximidade, mas também estabelecimentos de restauração e bebidas – constituem elementos que podem contribuir para a atratividade turística das cidades. Neste domínio, destaque-se a importância da gastronomia como produto de expressão própria, sendo que a oferta de restauração pode mesmo assumir o protagonismo, quando representada por restaurantes icónicos e de reconhecida qualidade3. Como é sabido, os produtos turísticos são constituídos por uma amálgama de componentes (Middleton, 1994), muitos dos quais não fazem parte deste sector de atividade, mas que se integram no ‘sistema turístico’. Este facto é especialmente relevante quando falamos de turismo urbano, destacando-se as infraestruturas e os serviços públicos locais, os quais, embora não planeados em função dos turistas, lhes são relevantes e determinam muito da qualidade da sua experiência. Neste domínio, realce-se a acessibilidade intraurbana por transportes públicos coletivos e a segurança pública. Nas áreas centrais das cidades e no contexto do turismo urbano, a acessibilidade interna depende muito do recurso aos transportes públicos locais, que constituem um elemento base da deslocação, senão mesmo da experiência turística4. A sua disponibilidade e nível de cobertura, qualidade, segurança e facilidade de utilização podem ser determinantes em acrescentar, ou reduzir, valor à visita. Estando em causa para os turistas a descoberta de áreas centrais de cidades por vezes de alguma dimensão, e sendo que ‘as cidades se conhecem com os pés’, a facilidade de deslocação pedonal é um elemento importante, até pelo que pode transmitir em termos de qualidade ambiental. Não sendo um benefício exclusivamente turístico, mas também para 3 Veja-se, por exemplo, o efeito da atribuição das “estrelas Michelin” na motivação da procura. 4 Veja-se o caso da carreira de elétrico n.º 28, ainda recentemente destacado num extenso artigo sobre Lisboa publicado no The Washington Post.
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