ESHTE Tourism Talks Vol. I

9 5 Il-Ftira, arte culinária e cultura do pão de fermento achatado. Malta (2020). Kimchi, preparação e partilha. Coreia do Sul (2015). Kimjang, preparação e partilha. Coreia do Sul (2013) Lavash, a preparação, significado do pão tradicional como expressão da cultura na Arménia (2014). Lavash, Katyrma, Jupka, Yufka, preparação e partilha do pão plano. Azerbaijão, Irão, Cazaquistão, Quirguistão e Turquia (2016). Mastic, saberes ligados ao seu cultivo e usos na Ilha de Chios. Grécia (2014). Método tradicional de fazer vinho Qvevri. Geórgia (2013). Nsima, tradição culinária do Malawi (2017). Oshi Palav, uma refeição tradicional e os seus contextos sociais e culturais no Tajiquistão (2016). Palov, cultura e tradição. Usbequistão (2016). Pão de gengibre artesanal. Croácia (2010). Práticas e conhecimentos tradicionais de Terere na cultura da Pohã Ñana, bebida ancestral Guaraní no Paraguai (2020). Refeição gastronómica dos franceses. França (2010). Técnica tradicional de fazer Airag em Khokhuur e costumes associados. Mongólia (2019). Washoku, tradição culinária japonesa. Japão (2013). Todas estas classificações, quer nacionais, quer internacionais, têm grande impacto no desenvolvimento dos territórios e na sua capacidade de atracção turística. A gastronomia constitui-se, assim, como um património duplamente apetecível. O papel da gastronomia e vinhos como motivação turística e como componente da experiência turística tem sido amplamente reconhecido desde o início do século, quer pela academia, quer pelo sector do turismo. As primeiras reflexões neste domínio surgem nos anos noventa do século passado, com um artigo em que se abordava a gastronomia e o turismo numa perspectiva de sustentabilidade e de impacto do turismo nas culturas locais (Reynolds, 1993). Desde então os estudos têm-se multiplicado acompanhando a articulação entre gastronomia e turismo e reconhecendo-se a existência de um turismo gastronómico. G A S T R O N OM I A , U M P A T R I MÓ N I O A P E T E C Í V E L

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